Na psicanálise, acreditamos que existe uma parte de nossa mente da qual não temos plena consciência, e essa parte é chamada de “inconsciente”. É nele que estão as raízes de muitos dos desafios emocionais pelos quais você procura ajuda. São pensamentos, sentimentos, medos e crenças que se formaram ao longo da sua vida, muitas vezes sem que você perceba. Essa interação com o mundo ao seu redor cria conteúdos que, muitas vezes, geram desconforto, ansiedade e angústia.
Muitas vezes, por não sabermos lidar com essas questões de forma direta, tentamos afastá-las da nossa consciência, o que chamamos de “recalque”. Isso faz com que muita energia seja consumida para manter esses conteúdos fora da nossa mente consciente. E, embora tentemos escondê-los, esses conteúdos continuam tentando emergir, muitas vezes através de problemas emocionais, como sintomas que não conseguimos explicar.
O trabalho da psicanálise é ajudar você a perceber esses conteúdos e o que estáocultos, compreendendo como eles se manifestam em sua vida. A partir do momento que você se sente à vontade para falar livremente, sem censuras ou filtros, você abre espaço para que esses pensamentos e sentimentos possam surgir de maneira mais clara e consciente. Esse processo pode trazer certo desconforto, é verdade. Enfrentar questões difíceis nunca é fácil, mas ao invés de reprimi-las, você terá a oportunidade de lidar com elas de forma mais saudável e profunda.
Não significa que você vai sofrer mais, ao contrário, ao permitir que esses conteúdos venham à tona, você poderá lidar com eles de maneira mais tranquila, sem precisar mais recorrer a sintomas ou doenças para afastá-los. A psicanálise não é apenas sobre revelar o inconsciente, mas sobre encontrar maneiras de viver melhor com ele.
E o papel do analista nesse processo? Ajudar você a perder o medo de olhar para o inconsciente, apoiando e guiando você com intervenções que facilitam esse processo. Através de um vínculo de confiança, o psicanalista será seu apoio, criando um ambiente seguro para você explorar essas questões com mais clareza. O principal é a confiança mútua: só com ela será possível enfrentar o que está escondido e, assim, transformar a sua vida de uma forma mais leve e consciente.